Passeios - Compras - Lazer

O turismo no Guarujá decorre das belezas naturais, das praias, ilhas, locais para lazer e passeios, mar e sol. Por tudo isso, Guarujá tem atraído um número cada vez mais crescente de turistas.
Como se pretendesse guardar pra si toda a beleza contida na ilha, o oceano abraçou, com suas águas mornas e cristalinas, esse paraíso de 138 km2. Nas praias de areias brancas e na vegetação da região, a luz reflete todas as cores e maravilhas naturais desse sonho que muitos chamam de "Pérola do Atlântico".

São várias as opções de lazer que a cidade oferece, como veremos parte delas na apresentação abaixo. Mas você ainda pode fazer a sua caminhada tranquila pelos calçadões das praias, correr, andar de bicicleta, jogar cartas, xadrez, gamão, bilhar, fazer junto com seus amigos um delicioso churrasco, tomar café da manhã, almoçar e jantar nos restaurantes, quiosques, cafeterias, e outros tantos que a cidade oferece.

E mais, se quiser ainda, não faça nada, fique apenas de papos para o ar descansando deitado na rede da sua varanda, lendo um bom livro ou simplesmente vendo a vida passar...

Com seus costões, canais e o oceano com a presença de ilhas, Guarujá possui um grande potêncial para a pesca amadora, nas praias, costões, ou por meio de barco em rios ou oceânica. Além de seu aspecto esportivo, é uma grande terapia para eliminar o "stress" da vida moderna. Os melhores locais para uma pescaria em Guarujá são a Ponta das Galhetas, Praia do Guaiúba, o Costão das Tartarugas, o Costão do Morro do maluf, a Praia do Perequê, e o Canal da Bertioga, um viveiro natural de várias espécies.

Passeios Históricos e Culturais
FORTALEZA DE SÃO FELIPE E SÃO LUIZ 

O forte de São Felipe (também conhecido como de São Luís ou forte de Pedra) foi construído em 1552 e contou com um hóspede ilustre nos seus primórdios: o artilheiro alemão Hans Staden, que foi contratado pela Coroa portuguesa para supervisionar a obra e morou ali durante nove meses. Situado na Ponta da Armação, de frente para Bertioga, esse ponto acabou se tornando a entrada mais fácil para a ilha de Santo Amaro (atual Guarujá).
Reparado em 1765, foi rebatizado de forte de São Luís. A Armação das Baleias foi a primeira indústria de extração e processamento de óleo de baleia. O produto era destinado à iluminação pública da Baixada Santista e de São Paulo, à calafetação de embarcações e à fabricação de betume para a construção civil. O conjunto de edifícios data de 1748 e abrigou atividades até 1825.
A área a ser recuperada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ocupa 300 metros quadrados dos 6 milhões que abrigam a serra do Guararu. Acredita-se que, sob a mata, ainda existam muitos outros vestígios arqueológicos dessa ocupação no século XVI.

Guarujá-Bertioga. Situa-se a 27 Km do centro.





ANTIGA FORTALEZA DA BARRA GRANDE

Situada de frente para o estuário de Santos,foi construída pelos espanhóis em 1584. Acesso pela estrada que que vai até a Praia de Santa Cruz dos Navegantes ou pela Ponte dos Práticos(Ponte Edgard Perdigão) em Santos.É um passeio histórico e bastante agradável, que oferece uma bela vista de toda a Baía de Santos.O começo do passeio é na Ponte dos Práticos na Ponta da Praia, em Santos(há opção também pelo Guarujá). Na Ponte dos Práticos embarca-se numa catraia que cobra R$ 2,20 por pessoa correspondente a ida e volta. A Fortaleza que é visível do outro lado da entrada do estuário, trata-se de uma construção datada do século XVI,construida com material disponível na época, além de tijolos africanos trazidos em 1584, muita areia de sambaqui, óleo de baleia e pedras . Na chegada a Fortaleza, feita sobre imensos blocos de pedras,que marca a entrada do porto de Santos, os turistas interessados em pescar podem tentar capturar alguns robalos, corvinas, garoupas e miraguaias. Aos que preferem o passeio, podem usufruir de todo o visual oferecido pelo monumento histórico, que conta com um mirante, onde se tem uma visão de toda a Baía de Santos e a entrada e saida de navios do porto.
A Fortaleza foi construida na rota de piratas, invasores e navegantes.Você conhecerá as instalações que serviram de calabouço, alojamentos e a capela, construida na casa de pólvora em 1742. Nesta Capela, reformada em 1993 pela Unisantos há painél feito pelo artista plástico Manabu Mabe, com 300 mil pastilhas de vidro. O local pode ser visitado diariamente a partir das 8h 30 min, mediante autorização da Unisantos no telefone (13) 3205-5555.




FORTE SANTA CRUZ DO ITAPEMA

Localizada em Vicente de Carvalho,foi construída pelos Portugueses para proteção do porto,em 1537.Atualmente esta sob jurisdição da Alfândega de Santos e fechado a visitação pública.




FORTE DOS ANDRADAS 

Situa-se na Praia do Monduba, foi inaugurado em 10 de novembro de 1942 com o nome de Forte do Monduba. O Forte fica no extremo sul da Ilha de Santo Amaro , com vista para a entrada da Baia de Santos. Atualmente, as instalações do Forte são conservadas, permitindo ao turista que visita suas dependências ter acesso aos antigos canhões e um túnel com 380 metros de extensão por dentro da rocha que era utilizado para conduzir peças de artilharia até ao alto do morro, onde fica o observatório dos atiradores. O local oferece também uma magnifica vista tanto das praias do Guarujá como da Baía de Santos. O Forte dos Andradas atualmente abriga a 1º Brigada de Artilharia Antiaérea, que integra o Sistema de Defesa Aero Espacial Brasileiro ( SISDABRA ) O passeio pode ser feito nos finais de semana e feriados não chuvosos, com condução e guias cedidos pelo próprio Forte. Maiores informações pelo tel: (13) 3354 2889. O Presidente Lula já se hospedou 5 veses em suas férias neste Forte.





ARMAÇÃO DAS BALEIAS 

Foi a primeira indústria de extração e processamento de óleo de baleias destinado a iluminação pública e se desenvolveu durante o período colonial português.
Segundo estudos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan ) a Armação das Baleias teve importante papel na economia da região. As baleias eram capturadas em alto-mar e arrastadas por cordas até a fábrica , onde seu óleo era extraido. Foi uma matança indiscriminada da espécie.
A construção é de 1748, na praia estreita em que Martin Afonso ergueu a paliçada onde residiu o artilheiro alemão Hans Staden.
Sabe-se que as instalações da fábrica foram ampliadas a partir de 1754, passando a ocupar três mil metros de frente para o canal, até confinar com o mar aberto. Conforme Victor Hugo Mori , posteriormente foram incorporadas as terras denominadas São Pedro de Iporanga e Buracão, destinadas a extração de madeira.
A Ermida do Guaiubê, há mais de 200 anos sofrendo ação das intempéries e dos vândalos e hoje encoberta pelo mato, foi construida nesta época. Segundo a documentação do Instituto, a fábrica possuia residência do capelão; casas de moradia assobradadas; seis tanques de óleo para 100 baleias; engenho de frigir; casas para as amarras; lanchas; senzala para 63 escravos; cais e rampa; edificações para feitores e baleeiros; armazéns e carpintarias para confecção de tonéis, entre outras unidades.
Decadência:
o óleo retirado das baleias, cujo sangue chegava a manchar as águas do canal, servia também para calafetação de embarcações, além de matéria prima para a indústria. Porém o petróleo decretou o fim dessa indústria.
A Aramação das Baleias acabou sendo leiloada em partes ainda no II Império.
O escritor Euclides da Cunha visitou o local em 1904, e registrou:"O reduto secular de Hans Staden está hoje em condições deploráveis - invadido pelo mato, desguarnecido e e mal percebido, denunciado pelas próprias figueiras-bravas que lhe nasceram por toda área da plataforma, e sobre o parapeito, espalhando as suas longas e tortuosas raízes..." Situa-se junto ao "Ferry Boat" Guarujá-Bertioga.





TRILHA - PRAIAS DESERTAS  

Esqueça o tumulto da Enseada, o bochicho de Pitangueiras, o surfe do Tombo. O Guarujá tem praias menores, praticamente exclusivas e com um toque de aventura real devido ao acesso difícil por trilhas ou barco. E não são as "quase famosas" Iporanga, Branca e Preta, no caminho para Bertioga. Estas estão voltadas para o oeste, na direção do estuário de Santos. É ali que ficam Góes, Cheira Limão, Sangava e Saco do Major.
O ponto de partida do passeio é a Vila de Santa Cruz dos Navegantes, cujo maior atrativo é a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, de 1584. Obra de colonizadores espanhóis foi construída em lugar estratégico, na entrada da Baía de Santos, para defender a região dos invasores. O forte, de muralhas de pedras espessas, passou por algumas restaurações e hoje está aberto à visitação. Dali, uma caminhada fácil de 15 minutos leva até o Góes, uma linda praia com um píer e até árvore com balanço. Mas há um filete de esgoto correndo a céu aberto e construções irregulares sobre ruínas de um fortim.

Mas sigamos adiante. Do Góes há barcos para as próximas praias, como a Cheira Limão, a menos de dez minutos. Do mar, eu não teria nem a vista não fosse o aviso do barqueiro. É que, além de minúscula - uns 20 metros de extensão -, praticamente desaparece na maré alta. Já na maré baixa, a Cheira Limão ganha outros ares. Com pedras aqui e ali, parece uma pintura, emoldurada pela Mata Atlântica. E o melhor é que vive deserta.
Antes, eu até que tentei fazer o caminho por terra até a mesma Cheira Limão, junto com o guia Lucas. Mas depois de uns 20 minutos de subida íngreme em mata fechada, pisando em solo escorregadio, o caminho desapareceu. Chegamos a um ponto onde teríamos de começar a descer um penhasco abrindo a trilha. A frustração só foi recompensada pelo visual lá do alto: numa brecha da mata, com a luz do meio da tarde, víamos barquinhos e barcões cruzando o estuário de Santos.

 

Créditos do filme: Repórter Verônica Fraidenraich e o cinegrafista Denis Armelini

Diversão

TEATRO NO GUARUJÁ

Para maiores informações e preços dos ingressos bem como a programação, é só procurar o Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro, 350 - Enseada) ou ligar para (13) 3386 - 8987


CINEMAS - CINE 3 FERRY BOAT - GUARUJÁ

Na balsa (Guarujá - Santos) dentro do terminal de passageiros. 3 novas salas de exibição. No terminal de construção moderna há lojas, cafés e lugar para um lanche apreciando a vista. Vale o passeio.
Para saber da programação ligue para (13) 3348-4482 / 3348-4481

Para maiores informações veja "Cinemas" no menu deste site.


ACQUA MUNDO GUARUJÁ

Um empreendimento privado com três mil metros de área construída, tem mais de 30 tanques para a exposição de cerca de 700 espécies de animais aquáticos e sua maior atração é o Oceano, um tanque 900 mil litros de água salgada , construído especialmente para a exposição de grandes cardumes e peixes de mar aberto, como tubarões oceânicos, e as mais variadas espécies representativas do habitat marinho .
Tem entre outras atrações, um esqueleto de baleia com 17 metros, mergulhadores alimentando raias, tanques com pinguins e tubarões, cavalo marinho e muito mais. A novidade em janeiro será um tanque para abrigar um lobo-marinho.
Um dos objetivos do ACQUA MUNDO é mostrar aos visitantes os vários ecossistemas aquáticos e ensinar como preservá-los. Possui uma estrutura completa para entretenimento, como praça de alimentação, lojas, biblioteca, chopperia, auditório para exibição de filmes científicos, sorveteria e banheiros. Esta localizado na av. Miguel Stéfano nº 2001, na Praia da Enseada. Durante a temporada de verão funcionará das 10 às 22h. Mais informações pelos telefones (13) 3351-8867 ou 3351-8793.


Passeios

RODOVIA ARIOVALDO DE ALMEIDA VIANA - SP 61

(ESTRADA GUARUJÁ - BERTIOGA)

Esta estrada é a que faz a ligação de Guarujá a Bertioga via balsa, sendo uma bela opção para se conhecer melhor o Guarujá e toda a Ilha de Santo Amaro.
Tem um grande potencial de lazer, recantos pitorescos, acessos a loteamentos de luxo, marinas e até cachoeiras, tudo indica que nos próximos dois anos é para sua direção que fluirão as ações de turismo do município.
A rodovia com pouco mais de 20 Km de extensão reúne em seu percurso bons restaurantes, fontes naturais de água, recantos bucólicos e lazer ligado aos esportes náuticos.
A região é bem diferente da área central, pois mostra vários recantos preservados, onde se pode passar momentos tranquilos e praticar a pesca amadora longe da agitação de Pitangueiras e Enseada.
A cada final de semana centenas de pessoas não perdem a oportunidade de fisgar um robalo, peixe que desova nas águas ricas em nutrientes do Canal de Bertioga, sendo uma cobiça para os pescadores.
As várias garagens náuticas ao longo da rodovia, que alugam barcos de alumínio, com cerca de 5 metros de comprimento, dando o direito de se pescar o dia inteiro no canal, que alem do robalo, também encontramos, corvinas , espadas e outras espécies.
vista do restaurante Dalmo Bárbaro

Ao final de uma tarde com o sol muito forte , você pode fazer uma pausa e almoçar num dos restaurantes especializados em frutos do mar.Com exemplo você pode escolher o J. Ferreira no Km 13 ou o Dalmo Bárbaro, no Km 14,5, cujos clientes com frequência fazem uso do Heliporto, uma facilidade que atrai empresários e executivos para apreciar um prato típico.Outra opção é chegar de barco e atracar no píer existente em frente ao restaurante, cuja vista você confere na imagem ao lado.
FONTES NATURAIS:Ao longo dos 20Km há várias fontes naturais. No Km 13 em frente ao bar da bica, a água jorra initerruptamente,gelada e límpida proporcionando um banho refrescante para quem esta de passagem.


Ilha das Palmas: o 'paraíso'

Com 15 mil metros quadrados, a Ilha das Palmas reúne água limpa, grande variedade de peixes e muito verde. Ao lado da ilha fica o Sítio Canhema, que também é de propriedade do clube de pesca. O sítio, uma reserva ecológica coberta pela mata atlântica, abriga sete fontes água mineral, usada para abastecer a própria ilha.

Maiores informações visite o site aqui


ESTAÇÃO ECOLÓGICA

Para aqueles procuram um contato com a natureza, a opção é a estação ecológica localizada no Morro do Sorocotuba, a estrada para subir o Morro, fica a aproximadamente 1 km, do início da Estrada de Pernambuco.
Com vegetação de Mata Atlântica, praias desertas e águas cristalinas que possibilitam que o visitante aprecie a desenvoltura de tartarugas, raias e outros animais marinhos.

Badalação

SOFITEL JEQUITIMAR GUARUJÁ

Localizado na Praia de Pernambuco. O Sofitel Guarujá Jequitimar é um sofisticado hotel de 5 estrelas em Guarujá. Rodeado por mata atlântica, na praia de Pernambuco, a mais encantadora de Guarujá, seus 301 quartos e Spa são um local de sonho para casais e famílias.
Dentre muitas opções também possui 3 restaurantes (BRISA - cozinha internacional, o BOULANGERIE LE FOURNIL - cozinha estilo brasserie e o KID'S RESTAURANT - cozinha internacional) e 3 bares (L'EAU VIVE, POOL BAR e o CYBER CAFÉ).
Av Marjori da Silva Prado 1100.
Tel. (+55)13-21042000





CASA GRANDE HOTEL


O Casa Grande Hotel é um dos melhores resort do litoral paulista. Localizado à beira mar na praia da Enseada - Guarujá, o Casa Grande Hotel é membro do "The Leading Hotels of the World", associação que reúne os hotéis mais confortáveis e luxuosos do mundo. Sua arquitetura colonial se integra de forma harmoniosa com os 40.000m2 de jardins tropicais, onde o hóspede pode encontrar uma mega estrutura de lazer, com destaque para o Spa completo, e também uma das maiores estruturas de eventos do litoral brasileiro.
Possui bares e restaurantes a disposição de todos.
Av Miguel Stefno 1001.
Tel. (+55)13-3355-2300




RUA RIO DE JANEIRO - BADALAÇÃO

É uma pequena rua nas Pitangueiras, vai da esquina da Av. Leomil até rua Mário Ribeiro, porém seu destaque, é, ser a maior concentração de badalação, agito, paquera, gente bonita, Tequila, comida alemã, mexicana, japonesa, picanha, lanches rápidos, pizza, como se fosse um shopping de lazer e prazer a céu aberto. É só conferir.


CAFÉ DA PRAÇA DO GUARUJÁ

Localiza-se no centro da orla da Praia da Enseada. Na região da antiga Brunella. Seus proprietários, Márcia e seu filho Carlos, o Kaka, são excelentes anfitriões e sabem como ninguém tranformar o ambiente num agradável espaço para deliciar desde um simples café até um delicioso lanche. Lugar transado aonde deverá encontrar gente bonita e descolada.

VILLA DI PHOENIX THAI

Em clima de lual, o Guarujá recebe, desde o dia 2 de novembro, um novo conceito de balada da região o “Villa Di Phoenix Thai”, localizado dentro do “Casa Grande Hotel & SPA”. À luz de velas e como plano de fundo a praia da Enseada, a casa proporciona deck lounge com DJs, bandas, alta gastronomia tailandesa e menu de drinks premiados.



A casa conta com o estilo dinning club e se divide em dois tipos ambientes: pé na areia com bangalôs espalhados pela praia e salão com mesas e pista de dança. A decoração tem um toque budista e detalhes que remetem à Tailândia, que tornam o ambiente aconchegante e intimista.


Para quem já conhece o restaurante “Thai”, a culinária tailandesa faz parte do cardápio com a união das duas casas e podem ser saboreados os famosos tapas, que são tira-gostos acompanhados por diferentes molhos. Além disso, os drinques são preparados por um mixologista, profissional que aplica técnicas da gastronomia no preparo das bebidas.

“Villa Di Phoenix Thai”

Onde: Avenida Miguel Stéfano, 1001 – Jardim Tejereba – Guarujá – SP
Quando: finais de semana e feriados
Contato: (11) 99496-7696 / (11) 98133-4700
Capacidade: 500 pessoas
Valet: Sim


Shoppings e Compras

PRAIA DE PERNAMBUCO - Villa Jequitimar

A Villa Jequitimar é uma vila de conveniências e serviços, inserida no complexo do Sofitel Jequitimar. Um espaço moderno e sofisticado, cuja decoração e ambientação fazem do local um agradável boulevard, oferecendo a todos a oportunidade de passear a céu aberto e conhecer diversas lojas e ótimas opções gastronômicas.
A Villa Jequitimar é formada por duas Alas. A Ala Sul têm opções em 32 lojas diversificadas nas áreas de moda masculina, feminina, infantil e jovem, acessórios, jóias, decoração, presentes, além de serviços, como ótica, cabeleireiro, pet shop, imobiliária e caixas eletrônicos. Os visitantes também podem desfrutar de um empório, livraria, perfumaria, drogaria, cafeteria, gelateria, chocolateria, boulangerie e tabacaria.
A Ala Norte reserva o melhor da gastronomia em três agradáveis restaurantes no primeiro andar, onde os clientes saboreiam deliciosas pizzas e massas, culinária japonesa e todo o sabor de pratos com frutos do mar.
Av Marjori da Silva Prado 1100.

PRAIA DA ENSEADA - Casa Grande Boulevar Mall

Realizado no Guarujá, na praia da Enseada, e anexo ao Casa Grande Hotel, em uma área climatizada e com mais de 4 mil m², com valet parking, segurança 24 horas e projetada para abrigar restaurantes na praça de alimentação, atividade de lazer, serviços de qualidade e lojas.
Av Miguel Stefno 1001.

PRAIA DAS PITANGUEIRAS - Shopping La Plage

O Shopping La Plage é uma ótima opção de lazer para qualquer dia da semana!
O shopping possui 3 salas de cinema, escadas rolantes e 29 novas lojas para compras de todos os tipos.
O shopping ainda conta com uma área de lazer para crianças e jovens, com games diversos. Cafeterias e lanchonetes também estão disponíveis aos que passeiam pelo agradável ambiente.

Av. Mal. Deodoro da Fonseca - Centro


TRAVESSIA DA BALSA GUARUJÁ/SANTOS - Shopping Ferry Boat's Plaza

Localizado ao lado da travessia das balsas que transitam entre Guarujá e Santos, o Shopping Ferry Boat´s Plaza possui uma vista panorâmica do canal de entrada do Porto de Santos.
Possui 2 andares repletos de atratividades, como praça de alimentação e de lazer, 6 quiosques, boulevard e deck , além das 22 lojas para compras diversar e 3 salas de cinema no formato Stadium.
O shopping conta também com um estacionamento conveniado, escadas rolantes e espaços para deficientes físicos (rampas, elevadores e sanitários).

Praça das Nações Unidas s/n° - Vila Ligia
Guarujá conta ainda com outros centros de compras:

Shopping Enseada
Rua Argentina 36 - Praia da Enseada

Guarujá Center Shopping
Rua Mário Ribeiro 369 - Praia das Pitangueiras

Rilocenter
Rua Petrópolis 46 - Praia das Pitangueiras

Boulevar Center
Rua Mário Ribeiro 810 - Praia das Pitangueiras

Chris Shopping
Rua Amazonas 72 - Vicente de Carvalho

Compras - Frutos do Mar

FRUTOS DO MAR

Uma outra e ótima opção é o BIG Fish, local aonde se encontra uma enorme variedade de frutos do mar.Aqui só congelados de excelente procedência. Local moderno, que leva a higiene e qualidade dos seus produtos muito a sério. Tem de tudo. Vale a pena visitar, apesar de ser meio escondida ainda para o turista que não conhece a cidade. Por isto é bom telefonar (13) 3382-2275 ou 3384-1971. O endereço é Rua Gino Fabris, 109/169, Santa Rosa, Guarujá. Pode falar para o dono ou responsável que descobriu o local por este site que terão direito a uma surpresa.

Esportes e Ecoturismo

GUARUJÁ GOLF CLUBE

O Guarujá Golf Clube, é filiado da Federação Paulista de golfe, possui um campo charmoso e ao mesmo tempo desafiador, num antigo sambaqui, onde a temperatura média anual é de 28oC. Assim é o Guarujá Golf Clube, construído há quatro décadas na mata atlântica, ao lado da praia de Pernambuco, por pioneiros que, sem o maquinário moderno de hoje, utilizaram machados, pás, enxadas para abrir caminho para formar um patrimônio que chega a 200 mil metros quadrados.
É um campo plano com 11 buracos com saídas diferentes para a segunda volta. A grama dos fairways, greens e tees é Bermuda (Tifton 419). É um campo difícil. Tem fairways estreitos e armadilhas naturais que exigem perícia e precisão dos golfistas. Os seis lagos artificiais são um desafio à parte. Estão praticamente em todos os buracos.

Av das Américas, 545.Praia de Pernambuco.
Tel. (+55)13- 3353-1090

 


SURF

É sem dúvida o esporte mais praticado na cidade. A atividade é praticada tanto nas praias mais desertas, como Éden, Branca, Preta e Camburi; quanto nas urbanizadas e centrais - Enseada, Pernambuco e Tombo (sede de importantes campeonatos). Na praia de Pitangueiras, a nova iluminação do Canto do Maluf garante a prática do esporte até mesmo à noite.


TREKKING


Muitas caminhadas levam às praias menos concorridas da região, como Éden, Branca, Preta e Camburi. Uma das trilhas mais conhecidas é a que leva a Camburi, passando por vilas de pescadores das praias Branca e Preta. Apesar do longo percurso - a ida e a volta somam 16 quilômetros - o trekking é considerado leve. Para chegar lá é necessário pegar a estrada Guarujá -Bertioga e ir até o fim, próximo a travessia da balsa para Bertioga.

ECOTURISMO
TRILHAS

As belezas naturais do Guarujá não se resumem somente as belas praias. As riquezas ecológicas da Mata Atlântica ainda estão intocadas em muitos recantos da cidade. Uma das melhores formas de entrar em contato direto com a fauna e flora local é através das trilhas concentradas ou no extremo sul ou no extremo norte na Ilha de Santo Amaro. Porém é recomendado que todas as trilhas sejam feitas sob a orientação de um Guia Regional de Turismo.

TRILHA DA PRAINHA BRANCA
Início: Pelo portal da Sociedade dos Amigos da Prainha Branca, próximo à travessia de balsas Guarujá-Bertioga, no final da Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana-SP61 (Rodovia Guarujá-Bertioga).
Duração Aproximada: 20 minutos
Descrição: Um ótimo passeio feito por trilha suave com calçamento de pedras, que oferece às pessoas, facilidade de acesso e uma boa interação com a natureza, podendo ser observado pelo caminho, várias espécies de plantas e animais existentes na Mata Atlântica. Do ponto mais alto da trilha é possível admirar a bela vista da ilha junto à praia (cartão postal do passeio).

TRILHA DAS RUÍNAS
Início: Pelo portal da Sociedade dos Amigos da Prainha Branca, próximo à travessia de balsas Guarujá-Bertioga, no final da Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana-SP61 (Rodovia Guarujá-Bertioga).
Duração Aproximada: 40 minutos
Descrição: No percurso é possível observar as ruínas da Armação das Baleias, a Ermida do Santo Antonio do Guaibê, além da exuberante beleza da mata atlântica, com sua infinidade de espécies da fauna e flora. Na margem oposta do canal, a orla marinha do município de Bertioga e o forte São João também podem ser admirados.

TRILHA DA PRAIA PRETA E CAMBURÍ
Início: Pelo portal da Sociedade dos Amigos da Prainha Branca, próximo à travessia de balsas Guarujá-Bertioga, no final da Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana-SP61.
Duração Aproximada: 120 minutos
Descrição: Trilha que exige um pouco mais de esforço por parte dos aventureiros, todavia proporciona experiências inesquecíveis, já que em toda sua extensão a natureza é praticamente intocada. A Praia Preta com sua beleza singular, e a praia do Camburí, banhada de um lado pelo mar e do outro pelas águas do rio da Serra do Guararu oferecem aos visitantes a verdadeira visão do paraíso.

TRILHA DA FORTALEZA DA BARRA GRANDE
Início: O acesso é feito pela estrada do bairro Santa Cruz dos Navegantes.
Duração Aproximada: 40 minutos
Descrição: Entrada pelo Clube Saldanha da Gama, passando por trilha suave até chegar a Fortaleza da Barra Grande, construída pelos espanhóis em 1584, para evitar o ataque de piratas. Situada em frente ao estuário de Santos, é garantia de um passeio muito agradável, repleto de história e belezas naturais.

TRILHA DO SANGAVA OU CONGAVA
Início: O acesso é feito pela estrada do bairro Santa Cruz dos Navegantes.
Duração Aproximada: 80 minutos
Descrição: Trilha iniciada na Praia do Góes, seguindo em direção ao Morro dos Limões, sendo necessário subir o aclive acentuado, chegando ao cume do morro onde é possível ter uma vista paNnràeica @` e.trAda de embarcaçåas no estuário do porto de Santos. No percurso é possível a prática de descida com corda (apboximadamdnte 10 metros) ou por trilha mais suave até a chegada na praia do Sangava (ou Congava), possui águas calmas e fundas, e uma visão maravilhosa da ilha das Palmas.

TRILHA DE PONTA GROSSA
Início: Na praia da Santa Cruz dos Navegantes
Duração Aproximada: 120 minutos
Descrição: A extensão da trilha se dá da base do morro ao seu cume, sendo uma longa caminhada a céu aberto e também em mata fechada, no percurso poderá ser observado uma infinidade de árvores centenárias e animais silvestres originários da mata atlântica.

TRILHA DO SACO DO MAJOR
Início: No final da Trilha da Ponta Grossa
Duração Aproximada: 120 minutos
Descrição: Trilha de difícil acesso por mata fechada é a maior da Ilha de Santo Amaro.

TRILHA DA PRAIA DO ÉDEN
Início: O acesso se dá pela estrada do Pernambuco, através do portal do Condomínio Sorocutuba
Duração Aproximada: 30 minutos
Descrição: É possível ir caminhando ou de carro até o topo do morro, sendo necessário a partir daí, descer uma escadaria de pedras em meio à vegetação, até a praia quase deserta. Praia esta que devido à sua grande beleza leva o nome do verdadeiro paraíso.



MIRANTES

Admirar as belezas naturais das praias e a imensidão do mar em um local tranqüilo é garantia de uma experiência inesquecível. Na cidade existem mirantes ao longo da orla onde é possível aproveitar momentos de contemplação ou, para os mais experientes, a prática de esportes radicais.

Mirante do Gávea - Situa-se na praia das Pitangueiras, ao lado do morro da Campina, seu acesso dá-se pela Alameda Floriano Peixoto. Ótimo local para pesca e apreciação das ondas que quebram próximo ao local.

Mirante do Morro da Campina (Maluf) – Marco zero da cidade de Guarujá, ponto geográfico que divide as praias de Pitangueiras e Enseada. Local ideal para fotos panorâmicas e prática de esportes radicais como vôo livre, rapel e escalada.

Mirante do Sorocotuba - Também conhecida como mirante Santa Fé, próximo às praias do Éden e Sorocotuba, faz parte da estação ecológica de Sorocotuba. Possui alguns bares-restaurantes, construídos sobre as rochas da costeira ao longo das praias. Seu acesso se dá através da estrada do Pernambuco na entrada do condomínio Sorocotuba.

Mirante do Costão das Tartarugas - Mirante com visão para praia da Enseada e Costão das Tartarugas, no local existe um restaurante, com terraço coberto e ao ar livre. Acesso fácil por estrada asfaltada ao final da Avenida Miguel Stefano e Avenida das Tartarugas.

Mirante das Galhetas – Mirante famoso pela vista paradisíaca da Praia das Astúrias, seu acesso é feito pela Rua das Galhetas próximo ao mercado de peixe no bairro das Astúrias. Ótimo local para pesca esportiva.

Mirante da Caixa D’Água – Acesso pela Rua Alexandre Migues Rodrigues, atrás do mercado de peixes no bairro das Astúrias. Existe um reservatório público de água desativado no lugar. Local bom para prática de vôo livre. Excelente vista das Praias Astúrias e Tombo.


Céu, mar, praias e passeios

Guarujá tem ótimas opções de passeios náuticos para curtir e conhecer a ilha.

Como toda ilha que se preza, Guarujá tem certos recantos que só podem ser acessados, ou conhecidos por mar. E a ilha é o paraíso do turismo náutico, com opções que servem tanto aos marinheiros de primeira viagem, quanto os navegadores experientes. Além disso, Guarujá conta com mais de 30 marinas e garagens náuticas que pode dar suporte aos aventureiros do mar.

Um passeio de lancha, veleiro, barco ou iate pode proporcionar ao visitante muitas experiências que ele não teria em terra firme na ilha. Por exemplo, para quem vem do Rio de Janeiro, pode passear pelo Canal de Bertioga, que deságua no Canal de Santos, depois de percorrer o lado do Atlântico. Assim poderá apreciar bromélias, pássaros e outros animais só encontrados na Mata Atlântica ainda preservada da ilha e um dos manguezais mais ricos do bioma marinho brasileiro.

Há a opção de barco, que sai do Complexo Industrial e Naval do Guarujá – CING, que faz paradas no Canal de Bertioga, permitindo ao viajante avistar a Ermida de Guaibê, ruínas de uma missão construída no século XVI, que serviu de base para o beato padre Anchieta catequizar índios e escrever poemas, como o Milagre dos Anjos.

Durante alguns desses passeios, que podem ser contratados nas muitas marinas do Guarujá, é possível parar os barcos em um dos muitos pontos de apoio da ilha e ser atendido por restaurantes especializados que levam de barquinho os pratos da cozinha caiçara ou da contemporânea.

Há também rotas que passam por praias aonde só é possível chegar de barco ou seguindo as trilhas. Um dos lugares preferidos para lançar a âncora, no lado Leste da ilha, são as praias do Iporanga, Tijucopava e São Pedro, onde, nos finais de semana, costuma haver inúmeros turistas ansiosos para dar um mergulho ou mesmo parar o barco e desfrutar a paisagem.

Indo ao sentido da região central da Ilha, uma boa pedida é a região da Península, na Praia da Enseada, que possui inúmeras garagens náuticas e local seguro para aportar e apreciar uma porção de petiscos no barco.

Nos passeios de barco ou de lancha podem-se avistar praias como das Pitangueiras e ver a pesca artesanal na Praia das Astúrias. Nessa direção para Santos, passa-se na praia do Tombo, Guaiúba, Santa Cruz dos Navegantes e outras praias que também não têm acesso por terra.

No primeiro semestre está prevista a inauguração do píer do Perequê, com 204 metros de comprimento e 30 metros de braço para cada extremidade. A obra, viabilizada pela Prefeitura em parceria com Ministério do Turismo, permitirá que os turistas usufruam de passeios de barco pelas águas calmas da praia.

Divirta-se !!!


www.praiasdoguaruja.com.br